Estava em Pretoria com amigos, espera, estava em Centurion, outra cidade de Gauteng na Africa do Sul. Estas zonas são novas pra mim por isso fazem alguma confusão ainda. Mas continuando, estava com amigos, papo informal, no final da tarde quando decidi comprar pizza para o jantar. Fui ao Cal Caucho Pizzeria, no centro comercial de Centurion.
Comprei a minha pizza. Até ai estava tudo bem. Minha surpresa veio horas de depois, quando ia jantar.Antes de abrir a caixa, li o que estava escrito por cima.“Soon this will be a just an old pizza box, but right here, right now this is your short term romance” que em tradução livre significa “em breve, esta será uma velha caixa de pizza, mas agora, neste momento será o teu curto romance”. Eu achei o texto fantástico.
Me cativou e em questão de segundos a minha forma de ver a pizza mudou, para melhor. Não ia mais comer só um pedaço de pizza, ia iniciar um romance.O texto da caixa da pizza fez-me pensar em experiências e sobre empatia acima de tudo. Quem projectou a caixa, pensou no utilizador que é o comprador neste caso. Sobre como ele haveria de interagir passo-a-passo até a sua refeição.
Pensou ainda sobre como poderia customizar partes de seu produto para tornar a experiência mais agradável, mas marcante. Esta estória da caixa da pizza ensinou-me uma importante lição: mais importante do que o seu produto é o ecossistema em que ele se insere.
Quando projectamos produtos e serviços nos esquecemos na maior parte das vezes do ecossistema. Pensar em como o nosso pontencial utilizar irá interagir com o o nosso produto pode ter um impacto vital na forma como o mesmo será usado e até nas vendas. Assim ganhos utilizador e contrapartida o mercado.
Experiências customizados torna-se em vantagens competitivas.Quem pensou no texto para a caixa da pizza pensou fora da caixa, literalmente.