What did it cost? Everything – As metamorfoses de 2021

Em Vingadores: Guerra Infinita, lançado em 27 de abril de 2018, Thanos conversa com sua filha adoptiva, Gamora, no Reino da Alma. Gamora pergunta para Thanos: “Você conseguiu o que você queria?” ao que Thanos responde: “Sim”. Ela pergunta: “Quanto custou?”, “Tudo”, respondeu Thanos.

Em 2021 te viste numa posição parecida com a da Thanos, finalmente havias atingido o teu objectivo profissional mais ambicioso, tornaste-te World-class Designer, literalmente. O que não estavas à espera era o preço que tinha de pagar para isso. Mas, mais detalhes sobre este tópico lá no final do artigo.

World-class Designer Conference

O ano de 2021 começou com muitos desafios, mas o maior de todos foi dar continuidade ao trabalho que havia iniciado com a tua equipa, a World-class Design Conference. Com menos de 10 dias para o evento tinhas mais de 40 oradores confirmados e vendido menos de 20 bilhetes. Sob pressão, e com a possibilidade de fracassar, conseguiste dar a volta por cima, conseguiste atrair mais de 1000 pessoas e o mesmo foi um sucesso. 

Foram 24 (48 horas para ti como organizador) de muita pressão, mas o gosto de ter conseguido organizar um evento daquela magnitude foi sem igual. No evento, contaste com a presença de Debbie Millman e por pouco conseguias Chris Do, talvez numa próxima oportunidade.

Parque de Maluana

Depois da conferência, por algum motivo sentiste que precisavas de mudar de direção. Tentar algo novo, mas desta vez algo local, em Moçambique. Decidiste focar mais no Gomarket, fizeste múltiplos ”pitches”, um deles levou-te para o Parque de Maluana. Conseguiste uma sala, ~70 KM de casa, fazias quase 150 KM por dia, mas pelo sonho, valia a pena. Trabalhaste quase 3 meses sozinho. Eras tão focado na tua missão que um dia chegaste a dormir no parque. 

Com tempo, viste que podias fazer mais pelo Parque, ajudaste a criar programas de incubação para melhorar a visibilidade pública da organização, uma das estratégias escolhidas foi organizar uma conferência. Chamaste de Mozambique Digital Conference. 

MDC – Mozambique Digital Conference 

A ideia inicial era promover o parque e criar uma espécie de ”Open day!”. Com ajuda da equipa responsável pelo parque e com a tua equipa conseguiram fazer o evento, mas não a 100% como queriam. O evento teve lugar nos Estúdios da TVM. Foram 2 dias de transmissão, uma parte via redes sociais e outra via o canal Internacional da TVM. O evento atingiu mais de 50 mil pessoas. 

Directa ou indirectamente a missão desejada foi cumprida. Conseguiram, com muito sacrifício, fazer algo diferente. O evento contou com a presença de várias individualidades nacionais do governo e sector privado, como o Ministro de Ciências e Tecnologias, Daniel Nivagara e o Director Executivo da ITGest, Edson Chilengue, até profissionais de empresas internacionais de renome como o Twitter.

Gomarket e FACIM 2021

Com a ajuda do Parque, conseguiste tornar o teu projecto, Gomarket parceiro da FACIM, edição 2021. Construíram um subdiretório para as empresas exporem seus produtos e serviços. Infelizmente este não correu como esperado, sua conclusão foi que os líderes de topo, os decisores, em Moçambique não percebem ainda a importância da internet para além do Facebook e Whatsapp.

Esta experiência não foi toda ela um fracasso. Ela permitiu-te aprender como eventos iguais a FACIM são organizados, como a estrutura de funcionamento é montada, e o mais importante o que o comité organizador espera conseguir com cada edição.

Kabum Digital 

Sempre foi uma ambição pessoal criar uma empresa de mídia. Ainda no parque, com ajuda de Johnson Pedro e Tony Valeta conseguiste colocar essa ideia em prática. Depois de algumas sessões de brainstorming, nasceu a Kabum Digital, este que tem ganhado espaço todos os dias se tornado a referência número 1 em conteúdos relacionados a tecnologia em Moçambique. 

Casa em Marracuane

Fazer quase 150 KM por dia era demasiado trabalhoso, e dispendioso em termos financeiros, por isso decidimos mudar de casa. Passaste a viver em Marracuene, numa casa 200 metros quadrados com dois pisos, sempre foi teu sonho. Casa grande com espaço para sua filha poder brincar.  Cômodos dedicados a trabalho, áreas de lazer e quartos espaçosos. Mobilar a casa foi um trabalho, mas com a ajuda da Rabia, tua esposa, o fizeram com gosto.

Casamento 

Uma das melhores decisões que tomaste até os dias de hoje. Em 2021 casaste – Nikai, com Rabia Abdula, tua colega de faculdade e então mãe da tua filha. Passaste a partilhar o tecto com ela, desde lá tens uma companheira, que passou a trilhar contigo as trincheiras cheias de batalhas diárias que se chama vida. O casamento com a pessoa certa é underated. Acho que deveria ser mais promovido.

Paris e Montpellier

A convite do Ministro do Interior Francês foste para França, conheceste Paris e Montpellier, este último que viriam a ter uma história juntos (mais detalhes nas metamorfoses de 2022). O início da viagem foi um desafio e tanto, COVID-19 ainda estava em alta, e a vacina que havias picado não era aceite na União Europeia, mas conseguiste dar a volta, e com o encorajamento da Rabia conseguiste viajar. 

Nesta viagem, tiveste a oportunidade de conhecer melhor a França, a sua cultura e influência no mundo, fizeste networking com empreendedores de África e conheceste alguns moçambicanos que impactam positivamente o país. Conheceste França para além de Paris, e estiveste na mesma sala com o presidente Emmanuel Macron e outras altas individualidades do governo francês.

Consultoria: Coca-Cola Kenya & Pfizer

Conseguiste fazer consultoria para duas marcas internacionais neste ano, uma foi com a Coca-Cola Kenya, onde ajudaste a redesenhar a plataforma de e-commerce, na parte mobile, e a outra foi a Pfizer onde o objectivo era preparar o lançamento de uma nova droga. Estas experiências ajudaram-te a ver como funciona o mundo das agências de Product Design e o que precisava ser mudado, caso decidisse criar uma. Foi sem dúvidas uma experiência reveladora.

Shopify, Toptal e Fonoa 

Decidiste que querias uma vida um pouco mais previsível, com isso decidiste olhar para algumas oportunidades que te bateram à porta. Shopify, Toptal e Fonoa, trabalhar em uma delas, dava-te o carimbo oficial de World-class Designer. Das 3 entraste para Shopify. Ainda te recordas do dia, recebeste uma chamada de Londres a dizer que havias passado no processo de recrutamento. Foi uma sensação boa. Eras finalmente World-class Desiger (new level unlocked). O que não sabias era o preço que tinhas de pagar para chegar onde chegaste. 

Tiveste de desfazer todos os planos que haviam levado mais de 1 ano a solidificar, vender todos os móveis de casa, mudar de casa umas tantas vezes e a parte mais difícil mudar de país. Isso de certa forma significava que passarias a ver tua família menos vezes. Não foi uma decisão fácil, mas ensinou-te a ter cuidado com o que ambicionas. 

Final de ano com família Machava

Há muito que não acontecia, um final de ano entre os Machavas. Receberam quase 50 pessoas em casa. Decidiram com a tua esposa (porque já não tomas decisões sozinho) organizar na vossa casa, um final de ano em família. Foi um banquete. De certeza que ficará na memória de todos os que participaram por muitos anos. Este gesto, de certeza absoluta, deixaria orgulhoso teu pai, se ainda em vida estivesse.

O 2021 foi um ano de muito aprendizado. Foi o ano em que pela primeira vez trabalhaste como empreendedor a 100% do teu tempo. Sentiste na pele como é a vida de profissionais independentes, o seu lado bom e mau. Mas, mais importante que isso, aprendeste que para todos os SIMs que dizemos, há mais NÃOs por de trás, e que todas as nossas escolhas têm consequências, tanto positivas como negativas, por mais certas que elas pareçam.