Origens da Psicologia da Gestalt
Estruturalismo
Wilhem Wundt é conhecido como o pai da Psicologia experimental, Wundt acreditava que a psicologia deveria focar na experiência subjectiva da pessoa e analisar a consciência sob condições controladas para perceber como a mente humana realmente funciona.
O estruturalismo buscou perceber e explicar a mente de um adulto em termos de componentes simples de definíveis e como eles são combinados para criar experiências complexas e bem como eles são correlacionados a fenómenos físicos visíveis.
Definindo e categorizando os componentes da mente humana, o estruturalismo assume que alcançamos o melhor entendimento da estrutura e organização do processo mental por de trás da formação do pensamento no geral, no seu mais alto level.
O estruturalismo afirma que as percepções são criadas através da combinação inconsciente de
elementos chamados de “sensações” na mente humana. Estas sensações podem ser consideradas como os pontos que coletivamente formam um rosto em retratos de Pointilism. Individualmente este pontos tem ligeira significância, mas quando vistas agrupadas forma uma representação mais expressiva. O estruturalismo deu vida a Psicologia da Gestalt, a teoria da mente que descreve as percepções humanas como as representações individuais são agrupadas para formar objectos inteiros mais representativos. Gestalt, que significa em alemão o mais próximo de “Psicologia da forma”
Os fundadores da Psicologia da Gestalt
Em 1911, Max Wertheimer, um dos três fundadores da Psicologia da Gestalt com Kurt Kafka e Wolfgang Kohler, desceram na estação de Frankfurt e compraram um stroboscope. Este que é um aparelho mecânico que cria a ilusão de movimento através da alteração de duas imagens ligeiramente diferentes.
Este acontecimento, fez a Wertheimer pensar como o estruturalismo poderia explicar o fenómeno. A ilusão de movimento causada pela alteração do posicionamento de imagens foi batizada de movimento aparente ou sensação de movimento. Wertheimer ponderou a ilusão e reconheceu que a a teoria estruturalista não poderia explicar o movimento aparente, isto porque a ênfase estava nos componentes individuais que compõem o todo, e não o todo em si. Em contrapartida, algumas teorias alternativas foram forçadas a abrigar este fenómeno, dai nasceu a Psicologia da Gestalt.
Explicar a percepção que está presente em um instante e não existe no instante a seguir em termos de estruturalismo “sensações” é difícil.
Os psicólogos Wertheimer, Kofka e Kohler acabaram por propor que, em temos de percepção humana, que o todo é diferente da a soma das partes, que é muitas vezes mal citado como “o todo é maior que a soma das partes”.
Princípios de Gestalt
Já imaginaste como nós percebemos o mundo? Como o nosso o cérebro interpreta as formas, as cores e as texturas?
um psicólogo percebeu que essa teoria do junto e misturado tinha tudo a ver com design gráfico, principalmente na parte de branding (logos, gráficos, cartazes), afinal, harmonia e equilíbrio entre elementos é exatamente o objetivo desse tipo de trabalho. O nome desse designer é Rudolf Arnheim,
- SIMILARIDADE
São parecidos. Devo agrupar? - CONTINUIDADE
Faz seus olhos se mexerem na direção desejada - FECHAMENTO
Pararam no meio do caminho. Vou completar. - FIGURA
Vontade de ver. Teu cérebro quer tanto ver algum significado nas formas que dá até para usar os espaços que sobram entre as coisas - SIMETRIA
O colírio para os olhos, tudo arrumadinho.
Fontes: