Nota: Este artigo está escrito em Português e Inglês.
2020 foi com certeza um ano atípico. Não pelo lado negativo, mas pelo contrário, tu só ganhaste ( Now you’re lying to yourself, porque nenhum ser humano só ganhou, este ano). Mas de qualquer forma foi um ano positivo, porque aprendeste a fazer limonadas.
A chance to un-God yourself. As pessoas próximas de ti, chamam-te egocêntrico. Bem, elas devem ter as suas motivações, mas achas que estas acusações não são verdadeiras.
The thing is – You love myself. You really do. You think of yourself as an amazing and smart person and you are really proud of it. You mean, about the feeling. Levou-te mais de 26 anos a chegar a este nível de amor próprio e consciente. Chegaste a este nível através de muita introspecção. Durante muito tempo questionaste o teu valor como ser humano e estavas numa busca incansável pelo teu lugar no mundo. Hoje sabes o que não és. Isso te libertou, porque deu-te espaço para explorar a outra parte. Hoje sabes as tuas limitações e fraquezas, sabes que não podes tudo, mas podes muito. Este ano, 2020, ensinou-te isso. Sobre lições, podes ver as de 2017, 2018 e 2019.
Traveled to 4 new countries
O teu início de 2020 foi bastante atribulado. Tiveste a oportunidade de realizar um sonho teu, este estavam nos planos desde 2017, mas sempre falhava.
Em 2020 tiveste a oportunidade de passar por 4 países e 5 cidades, (mais duas de raspão, Luanda e Cairo).
Lisboa, Portugal – Teu primeiro destino número 1 foi Lisboa, mas antes passaste umas horas em Luanda onde conheceste duas pessoas fantásticas e te dera umas dicas sobre como as coisas funcionavam na Europa. Em Lisboa aterrizaste, realizaste também um sonho de infância, se bem te lembras, querias muito conhecer a cidade. Em Lisboa provaste os pastéis de Belém e visitaste também vários pontos turísticos da cidade.
Madrid, Espanha – Onde experimentaste o melhor chocolate quente da tua vida. Madrid passou a ser uma das tuas cidades favoritas. Pra lá te mudarias se te perguntassem onde gostarias de viver. Esta cidade consegue ser moderna sem perder o toque Europeu (arquitetura medieval). Em Madrid ficaste perdido por duas horas. O GPS, mesmo com internet não estava a funcionar, mas aprendeste a ser paciente e te safaste.
Toulon, França – passaste pelos Alpes Franceses e criaste memórias inesquecíveis. A França de certa forma tornou-se um país especial pra ti. E de certeza que ainda terão uma história juntos.
Milão, Itália – Esta cidade definitivamente mudou a tua vida. Participaste do Interaction 20, uma das maiores conferências de design do mundo. Na conferência aprendeste o inner working de grandes eventos e fizeste altos contactos. Ainda no mesmo evento foste convidado para participar de uma conferência como orador no Brasil.
Roma, Itália – Sobre homens megalômanos, aprendeste em Roma. As estátuas dos imperadores romanos te fizeram ver o que é ambição e sobre como alguns homens vêem-se por fora. Roma é definitivamente uma cidade incrível. Logo vê-se de onde começou a civilização.
Made new friends – Fizeste novos amigos de Portugal, Peru, Rússia, Brasil, China, Índia e Estados Unidos da América. Deste grupo, a Maria da Rússia, Camila do Brasil e o Prady da Índia, passaram a trabalhar contigo. Estes passaram a integrar a equipa que está a organizar a World-Class Designer Conference e a Mehera dos Estados Unidos, tornou-se tua mentora.
Moved back to Mozambique – Em Março, voltaste para Moçambique. A ideia inicial era tratar visto para o Brasil, para a conferência que havias sido convidado. A fronteira de Moçambique com África do Sul fechou logo a seguir, serviços de imigração foram todos temporariamente encerrados e não tinhas como voltar. Por conta da pandemia, o evento acabou por ser desmarcado. Esta pandemia que acabou por se tornar uma crise à escala global forçou-te a viver em Moçambique por mais tempo do que estavas à espera.
I’ve written a book – Nem tudo da pandemia foi mau. Escreveste um livro, Design Sutra é o título. Recordas dos 54 artigos que disseste que havias escrito em 2017. Bem, em 2018, acabaste por publicar apenas alguns. Em 2019 decidiste que não haverias de escrever mais conteúdo em Português. Os artigos já estavam escritos. O que fazer com eles, foi a questão que te veio à cabeça. Compilar todas e transformar num livro foi a ideia final. E conseguiste. Na segunda metade do ano lançaram seu primeiro livro em cópias físicas e digitais.
Came closer to my family – Por conta da crise (pandemia), acabaste por passar mais tempo em casa com a tua família. De todos, acabaste te aproximando mais da tua irmã mais nova. Nada no mundo pode descrever o teu sentimento de satisfação.
Learnt about real friendship – Algumas pessoas queres conversar por umas horas, porque podes aprender uma meia dúzia de coisas novas com elas. Outras queres poder conversar a vida toda, nem que sejam assuntos toscos. Estes, dos assuntos toscos, são teus verdadeiros amigos. Porque na vida real não tem agenda, apenas contemplação.
Started a design school – Este é um dos teus projectos que mais te animam. Talvez porque o impacto na vida das pessoas será tangível se conseguires o materializar. A escola de design, que se tudo correr como deve, será financiada pela conferência que estás a organizar, será grátis, isto é, vais oferecer bolsas de estudo. O objetivo é oferecer bolsas a 2000 estudantes, e com isso criar a próxima onda de world-class designers vindos de África.
Learnt about true love – em 2019 tiveste uma filha, em 2020 aprendeste a ser pai, aprendeste também a amar incondicionalmente. Quando tua filha teve um mal estar um desses dias, também adoeceste, isso porque não conseguias ver a menina para baixo, querias levar a dor no lugar dela. Doeu-te o coração. Foi aí onde te apercebeste do amor que sentias. Bem, já sabias que existia, mas nunca havia se manifestado naquela intensidade. Tua filha ensinou-te um outro level de amor.
Lost a lot of money (I take as expensive lessons) – O termo perder, aqui não está bem empregue. O projecto que te referes é o market, este que começou como hobby em 2017.
Em 2020 market já era uma empresa registada na África do Sul, com financiamento e board members. Alinhamento de visão pessoal objectivos de negócios aliados a tua imaturidade foi a causa da tua definição de insucesso do mesmo. Tu trataste como negócio o que era na verdade um projecto. Na verdade até só definiste como negócio porque o mesmo era tratado como projecto. Todas as conversas que tinhas, alocação de fundos e de tempo de programação era para o desenvolvimento do market como projecto. Resultado: projecto 90% terminado, objectivos de negócio atingidos em 0,001%.
Met my designer hero – Sobre a conferência, acho que não havias dado muitos detalhes, mas aqui vão: A ideia central é juntar os melhores designers do mundo e organizar um encontro de 24 horas entre 5 continentes para partilha de ideias. A posterior, com a venda dos bilhetes, a conferência servirá para financiar a escola de design, como havias acima referido. Nesta onda de ideias – “melhores designers do mundo”, tiveste a oportunidade de falar com a Debbie Millman, esta que é a tua designer favorita. Não pelo seu craft, mas sim pelas suas ideias e podcast, design matters.
Takeaways e planos para 2021 –Não há takeaways nem planos novos desta vez. A ideia é materializares os planos que traçaste em 2017.